Balaio de Ideias: Olhos magros: uma nova tendência

postado por Cleidiana Ramos @ 12:53 PM
9 de novembro de 2011

Mãe Stella faz uma bela reflexão sobre a inveja. Foto: Diego Mascarenhas / Ag. A TARDE/ 09.07.2010

Maria Stella de Azevedo Santos

A minha função espiritual faz de mim uma intermediária entre o humano e o sagrado e para exercê-la da melhor maneira possível tenho como instrumento o Jogo de Búzios. Pessoas de diferentes idades, raças e até mesmo credos, buscam a ajuda desse oráculo. Surpreende-me o fato de que uma grande parte dos que me procuram sente-se vítimas de inveja.

Engraçado é que nunca, nem um só dia sequer, alguém chegou pedindo-me ajuda para se libertar da inveja que sentia dos outros. Será que só existem invejados? Onde estarão os invejosos? E o pior é quando consulto o oráculo e ele me diz que os problemas apresentados não são decorrentes de inveja, a pessoa fica enfurecida.

Percebo logo que existe ali uma profunda insegurança, que gera uma necessidade de autovalorização. Se isso ocorresse apenas algumas vezes, menos mal, o problema é que esse comportamento é uma constante. Isso me leva a pensar que cada pessoa precisa olhar dentro de si, tentar perceber em que grau a inveja existe dentro dela, para assim buscar controlar e emanar este sentimento, de modo que ela não venha a atuar de maneira prejudicial ao outro, mas principalmente a si, pois qualquer energia que emitimos, reflete primeiro em nós mesmos.

Uma fábula sobre a inveja serve para nossa reflexão: Uma cobra deu para perseguir um vagalume, cuja única atividade era brilhar. Muito trabalho deu o animalzinho brilhante à insistente cobra, que não desistia de seu intento. Já exausto de tanto fugir e sem possuir mais forças o vagalume parou e disse à cobra: – Posso fazer três perguntas? Relutante a cobra respondeu: – Não costumo conversar com quem vou destruir, mas vou abrir um precedente. O vagalume então perguntou: -Pertenço à sua cadeia alimentar?- Não, respondeu a cobra. – Fiz algum mal a você-?- Não, continuou respondendo a cobra.- Então por que me persegue?- perplexo, perguntou o brilhante inseto. A cobra respondeu: – Porque não suporto ver você brilhar, seu brilho me incomoda.

Ingênuas as pessoas que pensam que o brilho do outro tem o poder de ofuscar o seu. Cada um possui seu brilho próprio, que deve estar de acordo com sua função. Existem até pessoas cujas funções requerem simplicidade, onde o brilho natural só é percebido através do reflexo do olhar do outro.

Lembro-me de uma garotinha de apenas 10 anos de idade que a mãe me procurou para ajudá-la, pois ela ficava furiosa quando não tirava nota dez na escola. Comportamento que fazia com que seus coleguinhas se afastassem dela. Algumas tardes eu passei conversando com a garota. Um dia ela chegou me dizendo que não aparesentava mais o referido problema, que até tirou nota dois e não se incomodou.

Fiquei muito feliz, cheguei mesmo a ficar vaidosa, pois acreditei que aquela nova atitude era resultado de nossas conversas. Foi quando ela me disse:- Sabe por que não me incomodei de tirar nota dois, Mãe Stella? Ansiosa, perguntei:- Por que? Ao que ela me respondeu: – Porque o resto da turma tirou nota um. Rimos juntas da minha pretensa sabedoria de conselheira e do natural instinto de vaidade que ela possuía e que muito trabalho teria para domá-lo. O desejo que a garota possuía de brilhar mais do que os outros, com certeza atrairia para ela muitos problemas. Afinal, ela não queria ser sábia, ela queria ser vista.

O caso contado anteriormente fez lembrar-me de outro que eu presenciei, onde uma senhora repleta de ouro insistia em me dizer que as pessoas estavam olhando para ela com inveja. Cansada daquele queixume, disse-lhe que quem não quer ser visto, não se mostra.

A inveja é popularmente conhecida com olho gordo. Se não queremos ser atingidos pelo olho gordo do outro, devemos cuidar para que que nossos olhos emagreçam, não deixando que eles cresçam com o desejo de possuir o alheio. Já que fazemos dieta para nossos corpos serem saudáveis, devemos também fazer dieta para nossos olhos, pois eles refletem a beleza da alma. A tendência agora é, portanto, olhos magrinhos, mas não anoréxicos, pois alguns desejos eles precisam ter, de preferência desejos saudáveis.

Maria Stella de Azevedo Santos é Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá
      

Tags: , , , ,

50 Respostas to “Balaio de Ideias: Olhos magros: uma nova tendência”

  1. erica lima  Says:

    Perfeito!Todas as pessoas que fazem parte do Planeta deveriam estar lendo esses ensinamentos, pois dessa forma as pessoas deixaria de olhar para si e incomodar-se com o outro.

  2. Rosangela  Says:

    Que maravilha!!!

  3. val  Says:

    MUITO BOM , SERVE BEM PARA REFLETIR !!!!!

  4. Carlos  Says:

    Quanta sabedoria!

    As sacerdotisas do Candomblé são muito sábias e Mãe Stella representa com muita dignidade o legado de sabedoria das suas ancestrais.

    Mãe Stella, minha reverência e meus cumprimentos!

  5. paulo dos santos  Says:

    ESA SENHORA É UM EXPLEO DE CONFIAÇA PARABENS MAÉ STELLA.
    OSSIS,QUI DER MUITOS ANOS DE VIDA.

  6. Luangolê  Says:

    Amei o texto.

  7. Eduardo  Says:

    Sábias palavras!!!
    Sua benção Minha Mãe?
    Okê Aro

  8. Rita Farias  Says:

    Bom dia,Mães Stella.

    A Srª é uma espiritualista muito importante na vida das pessoas, esse conselho sobre a inveja me deixou bastante firme nos meus sentimentos.
    Nesse momento estava aqui sentada lendo o jornal e vi essa matéria comecei a ler e achei muito interessante para mim, vou enviar para minha filha.
    Deus e os orixás te Abençoe, para que possa sempre ter algo para escrever. As pessoas estão sempre em busca de algo para acalmar o seu coração.
    abraços.

  9. Eliel Mota  Says:

    Mãe Stella!

    Ah! Se todo povo de santo tivesse a sua sabedoria e consciência espiritual…

    Sua benção.

  10. Olinda Padilha  Says:

    É mãe, além do racismo sofremos hoje da inveja da nossa resistência e como historicamente se fez com outras religiões, somos associados aos desprovidos de Deus deixando muitos seguidores contaminados por essa maledicência. Tive que olhar para dentro de mim e da minha história (dos meus antepassados) para me fortalecer em Olorum e emagrecer meus olhos, pois invejava a pseudo paz que os amantes de Deus as avessa também historicamente propalam, inclusive contra os que os questionaram e escolheram amar a Deus de acordo com suas convicções, mas a essência fala mais alto determinando que o sacerdócio seja principalmente esse olhar para dentro e o compromisso de dizermos a verdade e não o que querem que digamos e só assim parei de sofrer, pois encontrei dentro de mim Deus. Nem invejosa, nem invejada, mas amante e amada.
    Muito obrigada!
    Colofé.

  11. Antoniella  Says:

    Simples….Belo… e sábio, sua benção Mãe!!!!

  12. ANA CRISTINA  Says:

    GOSTEI MUITO DA MENSAGEM.

  13. Zelinda Barros  Says:

    Sábios conselhos…

  14. elisia  Says:

    Muito bom… isso possa valer pra mim….rsrsrs verdade! pode publicar se quiser…rsrsrs

  15. Mariana Xavier  Says:

    Palavras sábias de mãe Stella, pois as pessoas ultimamente deixam de preocupar-se com suas questões e tentam indeferir as alheias… o sol nasce pra todos ,,, a estrela de cada ser brilha conforme sua doutrina, entendo que nós humanos nunca na verdade iremos atingir a PERFEIÇÂO…

    Não somos Perfeitos, tentamos, buscamos mais a falha humana é eminente…

    Portanto vamos viver da melhor maneira possível sem cobiça pelas coisas ALHEIAS…

    AXÈ….

  16. conceição  Says:

    Muito Bom,gostei!

  17. carlos antonio borges  Says:

    Mãe Stella e todo povo de santo está de parabens.
    esse texto seria muito importante pra o jose carlos aleluia ler e fazer uma reflexão, homen amargo.

  18. Raymundo Nonato Pitanga  Says:

    Sábias palavras minha mãe.

  19. Agnes Cardoso  Says:

    Um tema tão antigo, tratado sob uma nova visão, simples e desconcertante. Só os sábios, como Mãe Stella,têm essa luz.

  20. Néa  Says:

    Motumbá Mãe!! Que vossa sabedoria os ilumine!

  21. Nilton Alves  Says:

    A benção mãe stella. Com suas sabias palavras estar sempre nós orientando a se comportamos de forma melhor uns com os outros.

  22. Jandira  Says:

    Perfeita a clareza de Mãe Stela, de forma pura ela exemplificou a inveja, com sua sabedoria e espiritualidade mostrou a necessidade de cuidarmos de nós mesmos para evitarmos o desejo das coisas alheia.
    Muito Axé para a Senhora.

  23. Monica  Says:

    Sábia Tia Stella, ensina quem sabe, aprende quem admira.

    Sua abenção

  24. dilermando c.lemos  Says:

    Tenho um amigo que passou por várias experiências de emprego, inclusive foi funcionário da Petrobrás por 17 anos, e hoje passa a maior pendenga, casado várias vezes, a última com uma mulher de 35 anos hoje, ele tem 76 e dois filhos um de 14 e outro de 8 anos.Sempre que me telefona eu procuro sempre elevar sua auto-estima, pois o mesmo só se sente satisfeito quando falamos por telefone,hoje já falei com ele.Gostaria que a Mãe Stella mentalizasse uma oração para o referido, pois tem dias que ele está num desespero que dá pena.Obrigado a Mãe Stella de Oxóssi.
    Tenho tanta fé em Vós que tenho uma foto sua no meu blog:dilalemos.blogspot.com

  25. Menezes  Says:

    Mãe Stella, é uma fonte de sabedoria.

  26. costa  Says:

    oxala bless

  27. Jhana Marx  Says:

    A Mãe Stella falou com muita simplicidade de uma assunto que nos incomoda a todo momento, que mamãe Iemanjá a cubra de benças, e que Oxalá acompanhe no momento de alegria e de tristeza que concerteza são poucos!!! Eu sei bem como os buzios nos ajudam!

  28. Jandiara  Says:

    Sra Rita Farias, disse tudo,as pessoas estão sempre em busca de algo para acalmar o seu coração, palavras sabias de Mae Stella, que DEUS e seus ORIXAS te de saúde e muitos anos de VIDA para a senhora ter sempre uma palavra de sabedoria.

  29. vanda  Says:

    Parabens! Adorei a mensagem.

    As pessoas so pensam em elas mesmas, sem pensar quee as vezes no interior d cada um, tem sempre um pedacinho de inveja.

  30. vanda  Says:

    Gostaria de haver o seu endereço para me comunicar com uma pessoa tao sabia.

  31. Rita  Says:

    Nilton,

    Realmente Iyá Stella, com suas sábias palavras, ESTA sempre NOS orientaNDO a NOS comportarmos da forma melhor uns com os outros.

  32. leda maria ornellas  Says:

    Saudações Mãe de todos nós. Vamos fazer uma reflexão e mudança de ações.

    assim seja!

  33. rosangela s souza  Says:

    parabéns pela lucidez das suas palavras, dita de forma amena e agradável.

  34. osiel oliveira  Says:

    Só se chega a tais conclusões, com muita sabedoria. E sabedoria não é para qualquer um. É preciso antes, aprender a “enxergar” mais do que os nossos olhos veem.
    Obrigado, Mãe Stella, por nos fazer “enxergar” um pouco mais da vida e dos sentimentos que nos atinge.

  35. Márcia Dias  Says:

    Santas e consoladoras palavras. Abençoada pelo Pai seja sempre essa mulher!!!!

  36. Teresa Rodrigues  Says:

    Que bom ler sabedorias contadas com tanta simplicidade.Senti-me criança ouvindo a cabocla anciã, sábia que não podia mais, contar suas hsitórias de cobras e vagalumes cheias de verso e prosa, muita beleza, ao que eu ouvia cheia de prazer.

  37. andrea arrais  Says:

    muito sábia a colocação de Mãe Stela!

  38. Angélica Vitoriano  Says:

    Quanta sabedoria e verdade pois há no humano, a tendencia a depositar no outro aquilo que rejeita em si!

  39. Diogo Rocha Braga  Says:

    Parabéns pelo texto em homenagem á Mãe Estela de Oxossi.
    Segue abaixo o link do meu poema Mãe Estela, O símbolo a resistência na voz de Ewerton Matos.
    Ouçam vocês vão gostar

    http://www.4shared.com/audio/p7vN6N-2/Diogo_Braga-Mae_Estela-O_Simbo.html

    Abraços:Diogo Rocha Braga,jornalista

    Grato pela sua atenção

  40. Priscila rosa  Says:

    Concerteza,quanto de nós que lemos este artigo,não nos espelhamos nas belas e sábias palvras da Mãe Stella!
    Devemos plantar o bem,para colher o bem,isso vale até mesmo para as crianças até os adultos.

  41. erica  Says:

    Mãe Stella,

    A simplicidade como estas palavras foram ditas e os exemplos claros que foram dados me ajudaram a organizar a minhas ideias e organizar meus pensamentos sobre o assunto. já tinha uma idéia sobre o assunto, mas não havia dado a importancia necessaria ao tema. o achei tão relevante que separei para trabalhar com meus alunos em sala de aula.
    Que os orixás continuem a abençoando e a inspirando para que a senhora continuem a nos ensinar o dificil oficio de saber viver.

    muito obrigada

  42. Adilson gomes dos Prazeres  Says:

    O texto mexe com os sentimentos, incentivando a mergulha profundamente na nossa existência.

    Não é todos os dias que temos um presente desta magnitude.

    Parabéns.

  43. Eliete  Says:

    Sábias palavras! Quanto conhecimento da alma humana deixa transparecer nesse belíssimo texto. Oxalá as pessoas aprendessem essa lição e o mundo seria bem melhor.

  44. Maria Conceição  Says:

    Palavras como essas deveriam ser cotidianamente publicadas, sobre diversos assuntos. Ainda somos tão mal educados, tão carentes de instrução espiritual e essa ignorância, dificulta a nossa vida, nos deixa infeliz…
    Obrigada, mãe Estela, pelas suas amorosas palavras!

  45. Rosana  Says:

    Perfeito! é preciso realmente refletir…

  46. Eneida  Says:

    Parabéns pelas sabias palavras.
    Quando o ser humano se concientizar que pode brilhar sem apagar a luz do próximo o mundo será um lugar maravilhoso para morar.
    Páz e Luz.

  47. Rosinha  Says:

    Mãe Stela:

    AMEI SEU TEXTO… JÁ LI E RELI MUITAS VEZES PORQUE MI VI NELE E NAQUELA PRIMEIRA PARTE… EU INVEJADA E MUITO! iNTERESSANTE E SIMPLES O SEU MODO DE ESCREVER ME FEZ REFLETIR E LEVAR ESSA FALA A VÁRIOS AMIGOS…
    QUE DEUS TE PROTEJA MUITO E SUA BÊNÇÃO!!!!!
    BEIJOS

  48. Fábio Freitas  Says:

    Muito boa a matéria. A ideia de cuidar de você mesmo, de você primeiro, se você sempre é muito importante. Não podemos ajudar, melhorar, compreender, etc,.os outros antes de olhar para nós mesmos.
    Temos qualidades e “questões pessoais”, que precisam evoluir antes de criticarmos o outro. Um mundo com mais amor começa com uma mudança interior.

    Abraços a todos.

    Fábio Freitas

  49. André Britto  Says:

    Precisamos muito dessas palavras. A todo dia, a toda hora, invejamos e não reconhecemos. Procuremos nos conhecer, nos aceitar e assim, tratar as nossas sombras …
    Axé para todos nós.

  50. matilde donato  Says:

    Sábias palavras! Quanto conhecimento da alma humana deixa transparecer nesse belíssimo texto. Oxalá as pessoas aprendessem essa lição e o mundo seria bem melhor.seria um prazer em te conhecer interceda por mim ok bjs!!!

Deixe seu comentário